Tapioca

Vinda do Brasil, a tapioca, virou moda já há algum tempo em Portugal. Chegou mesmo a ser difícil encontrá-la, mas agora já está à venda em vários supermercados. 

A tapioca é a fécula ou o amido da mandioca hidratado, que ao ser espalhado numa frigideira e levado ao lume se aglutina transformando-se numa espécie de crepe.

Sei que existem muitas pessoas que querem experimentar ou já experimentaram a tapioca, mas não lhes sai bem. Pois, a mim também já me aconteceu, e às vezes ainda acontece não sair perfeitinha... Mas, o processo até é bastante simples...

Como fazer a tapioca?
  1. Colocar numa frigideira anti aderente 3 a 4 colheres de sopa de tapioca (depende do tamanho da frigideira). A frigideira deve estar ainda fria. Abanamos para espalhar bem.
  2. Polvilhar com algumas sementes (geralmente adiciono sementes de papoila mas podem ser outras, as sementes ajudam a baixar o índice glicémico da tapioca) - opcional.
  3. Ligar o fogão em lume médio.
  4. Esperar uns minutos até a tapioca começar a aglutinar. É normal que ela comece a encolher um pouco e também pode abrir pequenas fendas.
  5. Quando a tapioca descolar bem, já está.
Como rechear a tapioca?
  1. Se queremos o recheio quente colocamos com a tapioca ainda na frigideira. Caso contrário, retiramos a tapioca para um prato e recheamos.
  2. Recheamos metade e dobramos.
  3. Para que o recheio fique bem derretido podemos tapar a frigideira. 
Que tipo de recheio podemos usar com a tapioca?
O que quiserem.☺
Eu gosto mais dos recheios salgados, mas os doces também são bons. Deixo-vos algumas combinações que já experimentei e gostei:
  1. Tapioca com ovos mexidos
  2. Tapioca com queijo e oregãos
  3. Tapioca com atum e queijo
  4. Tapioca com guacamole
  5. Tapioca com banana e canela
  6. Tapioca com morangos e manteiga de amendoim
Dica
Apesar da tapioca ser um alimento da moda devemos ter em conta que, como qualquer outro alimento, deve ser consumido com moderação. O seu principal beneficio é que é isento de glúten, e por isso, ganha vantagem em relação ao pão, por exemplo. Mas, se não tivermos cuidado com a forma como recheamos a tapioca esta pode ser uma bomba calórica. 
O meu conselho é fazer da tapioca uma refeição, preferencialmente, pequeno-almoço, almoço ou como pré-treino e escolher um recheio nutritivo.



Tapioca recheada com atum, queijo e oregãos

Comentários

Mensagens populares